Forum social Mundial : 10 anos

FORUM SOCIAL MUNDIAL  10 ANOS

 

No ano 2000, o neoliberalismo estava no seu auge. Dizia-se até que havíamos chegado ao fim da história. Teríamos encontrado o modelo ideal de sociedade, em que as forças do mercado, liberadas de qualquer controle governamental ou social, levariam o mundo á prosperidade, ao bem-estar.

            O fórum Econômico mundial, o grande propulsor dessa ideologia, escolhia o ex-presidente argentino Carlos Menem com todas as honras e elegia suas políticas como exemplares e serem seguidas por todos os países em desenvolvimento. Os críticos do modelo eram tratados como retrógrados que só sabem criticar, sem apresentar propostas alternativas.

            Foi nesse ambiente que tive a idéia de criar o Fórum Social Mundial (FSM) para, em contrapartida ao Fórum economia Mundial, denunciar os enormes riscos que o neoliberalismo representava para a humanidade, dar visibilidade a proposta alternativas e criar um espaço auto-organizado em que a sociedade civil, em nível local e global, pudesse se encontrar, ganhando força política e social para empreender suas ações. 

            Graças ao empenho de um grupo de militantes e organizações brasileiras e internacionais e com o apoio do governo de Porto Alegre e do Rio Grande do sul, viabilizou-se na capital gaúcha, em janeiro de 2001, o primeiro encontro mundial.

            De lá para cá, muita coisa aconteceu. As sucessivas crises econômicas, a proliferação de guerras e conflitos, o aumento da concentração de renda e de desigualdade social e a degradação ambiental fizeram ruir a crença na ideologia neoliberal.

            O lema adotado no FSM, “um outro mundo é possível”, encheu d esperança milhões de pessoas que, movidas pelo desejo de mudança, conseguiram alterar o quadro político de muitos países, a começar pela América Latina e, recentemente, nos EUA.

            A metodologia adotada o FSM propiciou a todas as organizações e pessoas que comungam com carta de princípios a oportunidade de organizar livremente suas atividades e poder se ajuntar aos que se dispõem a declarações a ações conjuntas.

            A promoção da diversidade, um dos pilares da carta de princípios, fez cada organização e cada cidadão se sentir valorizado. Ninguém é mais importante que o outro nenhum tema tem a precedência. O “outro mundo possível”, onde a solidariedade e a cooperação superam a competição e o conflito, foi aplicado na nossa metodologia.

            Foi assim que o FSM ganhou o mundo. Fóruns globais e inúmeros fóruns locais, nacionais, continentais e temáticos se espalharam em todos os continentes.

            Organizações sócias aproveitaram o espaço aberto e a metodologia para formar parcerias e criar redes, o que viabilizou inúmeras iniciativas políticas, sociais e ambientais. Os encontros, os fóruns, se tornaram momentos dentro de um amplo processo, o processo FSM, que se desdobra ao longo dos ias anteriores e posteriores aos eventos.

            Para celebrar os dez anos do FSM, um grupo de organizadores que participaram desde o início teve a idéia de realizar, em janeiro de 2010, um grande encontro para uma reflexão sobre essa última década, mas, principalmente, para elaborar proposta para o futuro do processo. Nada seria mais simbólico do que voltar ao berço do primeiro fórum: Porto Alegre.

            Das conversas com as organizações social locais, que foram fundamentais ma realização dos primeiros fóruns, nasceu a idéia de envolver na realização do evento.

            Foi assim que nasceu o fórum social 10a anos, a ser realizado de 25 a 29 de janeiro de 2010 nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Campo Bom Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaí do sul. Alem das atividades auto-organizadas que serão realizadas nessas cidades, haverá um grande seminário internacional que juntará lideranças sobre o processo FSM.

            Em 2000, o nosso desafio era desmistificar e denunciar o modelo neoliberal, mostrando que “um outro muno é possível”.

            Em 2010, diante das reais e graves ameaças representadas pelo nosso modelo de produção e consumo, pela imperiosa necessidade de implementarmos um desenvolvimento justo e sustentável “um outro mundo possível”.

            Esse é o desafio que está sendo colocado para nós e para todos os que estarão na Grande Porto Alegre durante o Fórum Social 10 anos.

 

            Texto  tirado  da folha de São Paulo,  Tendências  e Debates - 29 /11/09. 

              Escrito por:  ODED  GRAJEW  -  Um dos idealizadores do FSM.

 



21/01/2010
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 558 autres membres