PROVÍNCIA DE SÃO PAULO

SOCIAL

                                           

Trabalhos realizado

 

Atentas  ao  apelo  de Emilie, “Irão onde a voz dos pobres a  chamar”, tornando vivo nosso Carisma a Província de  São Paulo realiza  diversos trabalhos sociais,  em diferentes   realidades. Cada um atende as necessidades emergentes    da população  sobretudo no que diz respeito a educação de   crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Estabelecendo  junto as famílias uma relação sócio- educativa, Esse trabalho em conjunto  nos possibilita    perceber pessoas   com maior,  auto estima   e autonomia.

Alguns projetos são mantidos  unicamente pela ABPA, outros   são em parceria com  o poder  público  e  Associações  não Governamentais que oferecem a sua contribuição  financeira.

 

- Citamos  avanços   comuns realizados neste período.   No  Lar Infantil Coração de Jesus, Obra Social Coração Imaculado de Maria, Centro Social Esperança  e Quintal da Criança;  foi a formação  acadêmica dos  educadores  possibilitando   uma   atuação  diferenciada   na execução dos trabalhos pedagógicos.

Existe por parte de cada   colaborador  e  coordenadores   o desejo  de permanecer, de olhos abertos, ouvidos atentos, coração aquecido  e pés disponíveis para ver, ouvir, sentir e colocar-se a caminho  em direção aos mais necessitados

 

Outras atividades específicas realizadas nas diferentes unidades:

 

O Lar Infantil Coração de Jesus tem recebido nestes últimos anos uma atenção especial um olhar diferenciado, esteve muito presente no coração de cada uma das irmãs de nossa Província . Houve um grande investimento a nível financeiro neste espaço pela Associação Beneficente Providência Azul. O atendimento é para os pobres, sim e por isso o ambiente é lindo agradável, limpo e de boa qualidade. Vejam como é vivo nosso espaço.

Além da construção   inaugurada neste período,  ocorreu  também uma   participação  efetiva  em reuniões dos Conselhos Municipais  de Direitos   e  Conferências.

 

OBRA SOCIAL CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA

 

Atende 210  crianças   de 2ª a 6ª feira período integral, curso de informática para  adolescentes, jovens  e adultos.

 

Em 2003 em parceria com uma Associação  Internacional  iniciamos   o Projeto Educar que consiste em  financiar  cursos técnicos e universitários  para jovens e  adolescentes .

 O objetivo  do Projeto é possibilitar a  formação  de   pessoas  de  baixa renda, que tenha um compromisso social  e que seja   capaz de contribuir  na construção  de uma sociedade ética  e   solidária.

 

 Testemunha de uma aluna do primeiro grupo que cursou a faculdade de Pedagogia:

 

“Desde muito pequena sempre dizia: Quando crescer, quero ser professora!  E gostava muito de brincar de escolinha. Fui crescendo, pegando gosto pelos estudos, interessada em aprender/ ensinar. De vez em quando aparecia alguém pedindo ajuda em reforço escolar, e fazia isso com muito prazer.

Mas foram surgindo obstáculos, precisei desviar um pouco do caminho, guardando no íntimo este desejo, sem desistir, confiante em Deus.

E, numa véspera de natal, recebi a notícia de que poderia cursar uma faculdade – um presente de Deus entregue por intermédio do ‘Projeto Educar’. O sentimento era um misto de surpresa, alegria e medo:  Não acredito! -pausa para o choro- Muito obrigada, muito obrigada... Deus! Que alegria! Ai, meu Deus, e agora!...

Bom..., muita coisa aconteceu...

Reconheço que aquela foi uma das grandes oportunidades que tive, e se antes era um sonho ser professora, hoje é uma realização ser educadora, uma agente social da educação!

Sei, também que isso não é nada fácil, pois é necessário formação constante para atender um público que se transforma todos os dias – as crianças – que exigem muito e dá muitas alegrias, que se permite crescer junto, ensinando e aprendendo sempre”.

 

(Mirlene de Fátima Martins professora na CEI-OSCIM, graduação em Pedagogia, capacitação em Formação de Educação Inclusiva em Altas Habilidades e pós-graduação em Arte Educação)

 

CURSO DE TEATRO

 

 

O grupo de teatro tem como objetivo  colocar em comum  os talentos artísticos  e perceber  todo o potencial  que  o  ser humano pode explorar  através da  arte.

 

Esse grupo tem   a missão  formar um público  teatral com a comunidade  através   do envolvimento da   mesma   nas peças apresentadas.

 

 

 

 

 



03/02/2010
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 558 autres membres